Siemens vai modernizar usina Shatt Al Basra

Siemens - 14/08/2018

A Siemens da Alemanha vai modernizar uma das maiores usinas a gás do país. Sob um novo contrato, será adicionado 650 megawatts (MW) à Usina a Gás Shatt Al Basra, que atualmente tem uma capacidade de geração de energia de 1.250 MW e consiste em turbinas não-Siemens operando em modo de ciclo simples. A Siemens fornecerá cinco de suas turbinas a vapor altamente eficientes, garantindo que a fonte de alimentação adicional não atenda a nenhuma necessidade extra de combustível. Com essa atualização, a instalação será convertida para operar no modo de ciclo combinado e sua eficiência geral aumentará para mais de 50%. Quando as obras estiverem concluídas, a usina fornecerá cerca de um milhão de iraquianos com eletricidade limpa e confiável.

A Siemens foi premiada com o contrato pela China Machinery Engineering Corporation (CMEC). O desenvolvedor do projeto é KAR Electric Power Production Trading FZE (KEPPT). No início deste ano, a mesma foi contratada para fornecer duas de suas robustas turbinas a vapor SST-5000 para um projeto semelhante em Rumaila, no Iraque, tornando-se o primeiro projeto de conversão de ciclo aberto em larga escala no país. A modernização das usinas de Rumaila e Shatt Al Basra está prevista para ser concluída até 2020. Jean-Claude Nasr, vice-presidente executivo sênior de geração de energia da Siemens no Oriente Médio, disse: “O Iraque está reconstruindo sua infra-estrutura de energia e estamos ansiosos para apoiar as futuras aspirações do país. Uma fonte de energia confiável e eficiente é a espinha dorsal de uma economia próspera e o anúncio de hoje ressalta um passo importante para concretizar as aspirações do Iraque em construir um sistema de energia robusto e uma economia sustentável para o seu povo ”.

Recentemente, a Siemens recebeu uma ordem para modernizar a usina a gás de Rumaila, no Iraque, adicionando 700 MW à usina. O escopo de fornecimento inclui duas turbinas a vapor SST-5000. Do fornecimento de energia e indústria ao financiamento e treinamento, a Siemens delineou seu roteiro e compromisso para apoiar o desenvolvimento do Iraque em fevereiro na conferência de reconstrução do Iraque realizada no Kuwait.

O roteiro identificou as necessidades de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo do país. Concentrou-se em áreas-chave, incluindo gestão de energia, eficiência de recursos, educação, combate à corrupção e financiamento. Ele detalhou como a Siemens pode apoiar a transformação do país.

A Siemens prevê 40 milhões de iraquianos vivendo em cidades vibrantes, alimentados por energia confiável e eficiente; um forte setor industrial e desenvolvimento econômico sustentável, liderados por talentos de classe mundial e nacionais

Compartilhar: