Iraque elege Muhammad al-Halbusi como orador do Parlamento

Al Jazeera - 17/09/2018

O parlamento iraquiano elegeu o legislador sunita Muhammad al-Halbusi como seu novo orador, à medida que o país se aproxima do estabelecimento de um novo governo após meses de negociações tensas.

A eleição de Halbusi em 15 de setembro marcou o início de um processo de 90 dias destinado a finalizar um novo governo.

Halbusi, de 37 anos, será o mais jovem presidente do parlamento na história do Iraque. Ele foi apoiado pelo bloco pró-iraniano liderado pela Conquest Alliance de Hadi al-Ameri, uma coalizão de ex-combatentes paramilitares.

O cargo de primeiro vice-presidente foi dado a Hassan Karim, apresentado pelo clérigo xiita Muqtada al-Sadr, cujo bloco político conquistou a maior parcela de cadeiras nas eleições gerais de maio.

O bloco de Ameri ficou em segundo lugar na votação, seguido pela coalizão do primeiro-ministro Haidar al-Abadi.

O Parlamento deve, em seguida, eleger um presidente e dar o mandato ao líder do maior bloco para formar um governo como primeiro-ministro.

Em um esforço para acalmar as tensões e rivalidades sectárias, o presidente do parlamento iraquiano é reservado a um membro sunita, enquanto o primeiro-ministro deve ser xiita e o presidente curdo.

Protestos violentos nas últimas semanas eclodiram na cidade de Basra, no sul do país, conforme os manifestantes se rebelaram contra a corrupção no governo.

Compartilhar:

Notícias

Câmara Brasil Iraque vai abrir oportunidades para empresas de São Paulo
26/02/2019 - Câmara de Comércio e Indústria Brasil Iraque

A universidade que renasce dos destroços deixados pelo ‘Estado Islâmico’ no Iraque
22/11/2018 - G1 Globo: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/11/21/a-universidade-que-renasce-dos-destrocos-deixados-pelo-estado-islamico-no-iraque.ghtml

Novas oportunidades de investimento no Iraque
04/10/2018 - National Investment Commission