O Brasil – Cultura

Cultura

A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia do país (indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc), como resultado da intensa miscigenação e da convivência entre os povos que participaram da formação do Brasil.

As artes chamadas eruditas, de origem européia, tem seu início no período colonial, durante o qual foram introduzidos os movimentos artísticos europeus como o renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo. Durante esse período, a arte realizada na colônia esteve intimamente ligada à arte portuguesa, muitas vezes porém com “sotaque” brasileiro, como por exemplo nas esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nas igrejas de planta curvilínea na Minas Gerais setecentista ou nos anjos mulatos das pinturas de Manuel da Costa Ataíde.

Literatura

No século XIX, a literatura se desenvolveu, sucedendo-se ao Barroco os seguintes estilos: o Realismo, o Naturalismo, o Simbolismo e o Parnasianismo, com escritores do porte de Machado de Assis, Euclides da Cunha e muitos outros. No século XX, ocorreu uma renovação da arte brasileira dentro do movimento Modernista. Um dos eventos essenciais na difusão das novas ideias foi a Semana de Arte Moderna de 1922. Os artistas plásticos e literários dessa época passaram a buscar uma arte tipicamente brasileira.

Arquitetura

Na arquitetura, uma renovação semelhante ocorre a partir da década de 1940 com a incorporação das idéias de Le Corbusier na obra de arquitetos como Oscar Niemeyer, Lucio Costa e outros. Ambos projetariam a cidade de Brasilia, que se tornaria a capital do Brasil em 1960.

Culinária

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais.

A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. O prato é preparado com feijões pretos e carne suína. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram ainda algumas novidades ao cardápio.

Folclore

O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos em geral oralmente através das gerações com a finalidade de ensinar algo, ou meramente nascido da imaginação do povo. Por ser o Brasil um país de dimensões continentais, possui um folclore bastante rico e diversificado.

Festas populares

Ao longo do ano, diversas festas populares são celebradas por todo o país. O carnaval é a mais conhecida delas, e seus desfiles são vistos em todo o mundo. A festa junina, a festa do Bumba-meu-boi, a Folia de Reis, a Festa de Iemanjá e muitas outras comemorações e procissões. Suas origens são majoritariamente católicas/européias e africanas.

Compartilhar: