O Brasil – Historia

Brasil Colônia

Escravos_capoeiraPedro Álvares Cabral reivindicou o Brasil para o domínio de Portugal em 1500. A colônia foi governada a distância, a partir de Lisboa, que só em 1530 iniciou a ocupação do território. Anteriormente, navios portugueses chegavam ao litoral apenas para levar a madeira da árvore Pau-Brasil, que deu origem ao nome do país, em troca de objetos simples que davam aos índios. Depois da ocupação, a Coroa Portuguesa decidiu dividir a colônia em pedaços de terra que eram doadas e o plantio de cana-de-açúcar começou a ser realizado para a exportação de açúcar para o resto da Europa. Todo o lucro advindo do comércio da colônia era automaticamente transferido para Portugal.

No século XVIII, após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração, já que o comércio de açúcar começava a passar por um declínio. A Era do Ouro trouxe desenvolvimento urbano e cultural às regiões da extração e a capital foi transferida para o Rio de Janeiro, o que reflete a maior importância econômica da região sudeste.

Em 1808, Dom João VI e toda a família real fugiram do exército de Napoleão e estabeleceram a sede de seu governo no Rio de Janeiro. Dom João VI voltou para Portugal em 1821.

Brasil Império

Independencia_RMoreauxO filho de D. João VI declarou a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, tornando-se imperador do Brasil com o título de Dom Pedro I. Dom Pedro II, seu sucessor, governou de 1831 a 1889, quando uma República Federativa foi instaurada num golpe liderado por Deodoro da Fonseca, Marechal do Exército. A escravidão havia sido abolida um ano antes pela Princesa Isabel, enquanto seu pai, Dom Pedro II, estava na Europa.

 

Brasil República

Brasilia, 25/03/2005. Foto: Jose Varella/CB. Politica. Foto do ex- Presidente Juscelino Kubitschek feita por Gervasio Batista.De 1889 a 1930, o governo foi uma República Constitucional, com a presidência alternando entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Este período acabou com a presidência de Getúlio Vargas, do sul, por meio de um golpe. Vargas continuou no poder como ditador até 1945. Entre 1945 e 1961, José Linhares, Gaspar Dutra, o próprio Vargas, Café Filho, Carlos Luz, Nereu Ramos, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros foram eleitos presidentes. Quando Quadros renunciou em 1961, o vice-presidente João Goulart o sucedeu.

O ano em que Goulart esteve no poder foi caracterizado por alta inflação, estagnação econômica e crescente influência indivíduos politicamente radicais. As forças armadas, aproveitando o momento de desordem, deram um golpe no dia 31 de Março de 1964. Os líderes do golpe escolheram como presidente Humberto Castello Branco, seguido por Arthur da Costa e Silva (1967-69), Emilio Garrastazu Médici (1969-74) e Ernesto Geisel (1974-79), todos eles altos oficiais do exército. Geisel iniciou uma abertura econômica que foi continuada por seu sucessor General João Baptista Figueiredo (1979-85). Figueiredo não só permitiu o retorno dos políticos exilados ou banidos da atividade política durante as décadas de 1960 e 70, mas também lhes permitiu concorrer a cargos estaduais e federais em 1982.

tancredoAo mesmo tempo, um colégio eleitoral composto por todos os membros do Congresso e seis delegados escolhidos em cada Estado continuou a escolher o presidente. Em janeiro de 1985, o colégio eleitoral votou em Tancredo Neves, da oposição PMDB, para presidente. Entretanto, Neves ficou doente em março e morreu um mês depois. Seu vice, José Sarney, tornou-se presidente após a morte de Tancredo.

O Brasil conclui sua transição a um governo popularmente eleito em 1989, quando Fernando Collor de Mello ganhou 53% dos votos na primeira eleição direta em 29 anos. Em 1992, um grande escândalo de corrupção levou a seu impeachment e resignação do cargo. O vice-presidente Itamar Franco ficou em seu lugar e até o fim do mandato de Collor, em outubro de 1994, quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito com 54% dos votos. Cardoso assumiu em janeiro de 1995 e seguiu um programa de reformas econômicas ambiciosas. Ele foi reeleito em 1998, por um segundo período de quatro anos.

lula_fhcLuiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, foi eleito em 2002, depois de quatro campanhas presidenciais sem sucesso. Ele foi re-eleito em 2006, com mandato até 2010. Ex-líder sindical, ele é o primeiro presidente da classe operária. Desde que assumiu a presidência, Lula tem seguido um pacote fiscal prudente, mantendo a austeridade fiscal do governo anterior e combinando-a com programas sociais de redistribuição de renda.

dilmaEm 31 de outubro de 2010, a candidata a presidência Dilma Vana Rousseff foi eleita com quase 56 milhões de votos e se torna a primeira mulher Presidenta da República Federativa do Brasil. Ex Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma coordenava o trabalho do Ministério desde 2005. A gestão de Dilma se iniciou dando continuidade à política econômica e social do Governo Lula. As ações mais recentes do Governo Dilma são marcadas por fortes políticas públicas, demissões de Ministros e índice significativo de popularidade da Presidente.

Compartilhar: