Exportações do Brasil ao Iraque crescem 25% no primeiro semestre

Logística Brasil - https://logisticabrasil.com/exportacoes-do-brasil-ao-iraque-crescem-25-no-primeiro-semestre/ - 21/08/2019

As exportações brasileiras ao Iraque cresceram 25% no primeiro semestre de 2019 com relação ao mesmo período de 2018, e registraram US$ 258,5 milhões. Açúcar de cana, frango, boi vivo e tubos utilizados pela industria de petróleo e gás são os produtos que lideram as vendas. A pauta de exportação se completa com
máquinas para construção civil, artigos ortopédicos, odontológicos e móveis em geral.

Outros itens como medicamentos e linha home care indicam que o empresário brasileiro está explorando novas oportunidades no mercado iraquiano.

Com mais de 39 milhões de habitantes e a 2 ª maior reserva de petróleo do mundo, o Iraque permite forte atuação de médias empresas brasileiras, sendo a Câmara um facilitador do processo de certificação e de apoio logístico.

Segundo Jalal Chaya, vice-presidente da Câmara Brasil Iraque, empresários importadores iraquianos e exportadores brasileiros contam com todo o suporte necessário para a realização de seus negócios. “A Câmara realiza pesquisa de mercado para analisar produtos e custos em comparação com os demais países do mundo e nas mídias sociais da Câmara são divulgados eventos e feiras que auxiliam na promoção de produtos e negócios de diversos setores, buscando fortalecer a relação comercial dos dois países”, diz.

Certificações

O Iraque exige certificação de origem para todos os produtos importados. Essa medida ajuda a combater pirataria e garante a qualidade do que é vendido ao seu mercado interno. O exportador que envia sua mercadoria sem a documentação exigida pelo governo iraquiano pode ter dificuldades para desembaraçar seus produtos. “O certificado agiliza o trâmite. Somos a única entidade certificadora na América do Sul com reconhecimento do governo iraquiano”, informa.

Sobre estimativas de crescimento de vendas ao exterior para o próximo semestre, Chaya explica que não há como prever porque o mercado externo é muito volátil e depende de diversas condições, como taxa de câmbio favorável e mercado importador com ritmo de compras elevado.

Todavia, a entidade tem buscado aproximação com associações industriais e federações para criar missões comerciais em parceria com a Apex, e tem estudado permanentemente as demandas locais do Iraque para avaliar as melhores oportunidades dos produtos brasileiros.

Plano de Internacionalização

É inegável que pequenos negócios enfrentam dificuldades como de acesso ao crédito e de profissionais qualificados para conduzir atividades comerciais em outros mercados. Contudo, ao elaborar um plano de internacionalização, levando em conta os recursos à disposição da empresa e as particularidades de um setor de interesse, os entraves à exportação são reduzidos consideravelmente, ampliando as possibilidades de êxito no comércio com outros países.

Cabe destacar que o processo de exportação ainda é burocrático no Brasil, mas o Portal Único do Comércio Exterior vem atuando de forma a facilitar as operações.

Em linhas gerais, o plano de internacionalização serve para identificar as vantagens e as dificuldades da exportação de um bem ou serviço. Confira a seguir as informações mais importantes, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP):

Análise da própria empresa

É salutar que a empresa verifique se está realmente pronta para exportar. É preciso levar em conta a maturidade da empresa, como ter uma boa participação no mercado interno, ter saúde financeira para os investimentos iniciais, identificação dos seus concorrentes (o que eles estão exportando e para quais países), dentre outras informações.

Análise das contas da empresa

É importante avaliar se a exportação é uma operação realizável para a empresa. O empresário deve estar ciente de que é preciso ter recursos em caixa para cobrir eventuais despesas que possam ocorrer na fase inicial de internacionalização, tais como viagens, pesquisas de mercado, participação em feiras, entre outras.

Identificação do mercado potencial

A empresa precisa identificar em quais países o seu produto encontra boas oportunidades de mercado. O que pode ajudar nessa tarefa é o Mapa estratégico de mercados e oportunidades comerciais”, disponibilizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nesta plataforma, destacam-se países considerados estratégicos para atuação comercial brasileira que foram destino de aproximadamente 80% das exportações brasileiras para o mundo. Também é possível identificar os setores e as formas de atuação em cada um desses mercados.

Estudo do mercado potencial

Para aumentar as chances de realizar uma exportação bem-sucedida, deve-se conhecer a cultura e as normais locais. Os produtos ofertados possivelmente deverão ser adaptados em alguma medida para atender aos critérios do mercado no qual serão comercializados. Também é importante identificar potenciais concorrentes e parceiros, além de estudar se as condições econômicas e políticas do país são favoráveis à exportação.

Análise do produto ofertado

Ao elaborar o plano de internacionalização, é importante analisar minuciosamente o produto para identificar se atende às normas técnicas do país no qual pretende comercializá-lo. Por isso, é recomendável apresentar todos os detalhes técnicos em uma eventual negociação. Pequenos e médios empresários podem procurar o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para adaptar seus produtos às exigências técnicas de um mercado externo.

Precificação dos produtos

Em geral, produtos exportados contam com isenção de alguns impostos (IPI, ICMS, PIS/Cofins), o que contribui para praticar preços mais competitivos fora do País. De qualquer maneira, um contador pode ajudar na formação de preços, devendo considerar custos e eventuais problemas típicos de comércio exterior, como atrasos nas entregas.

Conhecimento dos termos internacionais de comércio e acordos comerciais

A empresa deve conhecer as regras que definem os direitos e as obrigações de exportadores e importadores. Também é importante utilizar os acordos comerciais celebrados pelo Brasil com outros países, os quais facilitam as operações de comércio exterior.

Entrar no mercado de exportação, portanto, requer planejamento para que a experiência seja positiva. Com isso em mente, o empreendedor que consegue enxergar além dos obstáculos tem grandes chances de aproveitar os benefícios do comércio internacional.

 

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